O dia 29 de agosto de 1853 marca a "invenção" (segundo o historiador Wilson Martins, recentemente falecido)do Paraná, porque foi quando Dom Pedro II assinou a lei que "criou" o Paraná, que era a décima comarca de São Paulo e passou a ser província. Infelizmente não comemoramos esta data, e sim o 19 de dezembro, que foi quando nosso primeiro "presidente da província", o baiano Zacarias de Góes e Vasconcelos tomou posse. Foi ele que "inventou " o Paraná, dando-nos a feição de estado independente, estabelecendo a ordem, as fronteiras, criando casa de leis, jornal, igreja, escolas,cemitério, apaziguando índios. Outras figuras históricas como Bento Viana , Cruz Machado ,Barão de Antonina e vários tropeiros e nobres dos Campos Gerais muito se empenharam pela nossa emancipação, cuja luta vinha desde o início do século XIX.
Um comentário:
O dia 29 de agosto de 1853 marca a "invenção" (segundo o historiador Wilson Martins, recentemente falecido)do Paraná, porque foi quando Dom Pedro II assinou a lei que "criou" o Paraná, que era a décima comarca de São Paulo e passou a ser província.
Infelizmente não comemoramos esta data, e sim o 19 de dezembro, que foi quando nosso primeiro "presidente da província", o baiano Zacarias de Góes e Vasconcelos tomou posse.
Foi ele que "inventou " o Paraná, dando-nos a feição de estado independente, estabelecendo a ordem, as fronteiras, criando casa de leis, jornal, igreja, escolas,cemitério, apaziguando índios.
Outras figuras históricas como Bento Viana , Cruz Machado ,Barão de Antonina e vários tropeiros e nobres dos Campos Gerais muito se empenharam pela nossa emancipação, cuja luta vinha desde o início do século XIX.
Postar um comentário