Segundo os entrevistados, os descendentes de ucranianos no Brasil são hoje uma comunidade de mais de 500 mil pessoas e estão localizados em sua maioria (cerca de 400 mil) no Paraná e em Curitiba (cerca de 55 mil pessoas). Documentos encontrados dão conta que o pioneiro Ivan Pasevich saiu da Ucrânia (da Vila Serveriv, município de Zolocziv) , em maio de 1891 ,junto com os pais e três irmãos, se estabelecendo na Colônia de Rio Claro, hoje Mallet. A primeira imigração massiva aconteceu entre 1895 e 1897 , totalizando 20 mil imigrantes da Galícia e a segunda entre 1908 e 1914,com cerca de 18.500 imigrantes também da Galícia, para trabalharem na Estrada de Ferro São Paulo- Rio Grande. Entre as duas grandes guerras ingressaram no nosso país aproximadamente 8 mil imigrantes ucranianos e após a Segunda Guerra, mais sete mil. O folclore rico em bordados, receitas culinárias, danças,músicas e as tradicionais "pessankas" (ovos pintados a mão)fazem parte da tradição trazida pelos ucranianos ao Brasil.
(da página da representação Central Ucraniano-Brasileira):
(Sopa de Beterraba)
1 kg. de carne para sopa,com osso 1 cebola grande picada 2 beterrabas médias, em tiras 2 cenouras 1 tomate 1 batata 2 xícaras de repolho picado 1 colher (sopa) de farinha de trigo salsinha picada vinagre ou suco de limão.
Ponha em panela de pressão a carne com cebola, deixando ferver por 20 minutos.Junte a beterraba por mais 20 minutos.Acrescente os demais vegetais por mais 15 minutos.Finalmente, o repolho por cinco minutos. Misture a farinha com água,fazendo uma pasta.Derrame caldo da panela e verta nela,mexendo bem.Desligue o fogo e acrescente o vinagre ou limão. A sopa deve ficar ácida, mas não azeda.
2 comentários:
Segundo os entrevistados, os descendentes de ucranianos no Brasil são hoje uma comunidade de mais de 500 mil pessoas e estão localizados em sua maioria (cerca de 400 mil) no Paraná e em Curitiba (cerca de 55 mil pessoas).
Documentos encontrados dão conta que o pioneiro Ivan Pasevich saiu da Ucrânia (da Vila Serveriv, município de Zolocziv) , em maio de 1891 ,junto com os pais e três irmãos, se estabelecendo na Colônia de Rio Claro, hoje Mallet.
A primeira imigração massiva aconteceu entre 1895 e 1897 , totalizando 20 mil imigrantes da Galícia e a segunda entre 1908 e 1914,com cerca de 18.500 imigrantes também da Galícia, para trabalharem na Estrada de Ferro São Paulo- Rio Grande.
Entre as duas grandes guerras ingressaram no nosso país aproximadamente 8 mil imigrantes ucranianos e após a Segunda Guerra, mais sete mil.
O folclore rico em bordados, receitas culinárias, danças,músicas e as tradicionais "pessankas" (ovos pintados a mão)fazem parte da tradição trazida pelos ucranianos ao Brasil.
Receita de "Borshch"
(da página da representação Central Ucraniano-Brasileira):
(Sopa de Beterraba)
1 kg. de carne para sopa,com osso
1 cebola grande picada
2 beterrabas médias, em tiras
2 cenouras
1 tomate
1 batata
2 xícaras de repolho picado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
salsinha picada
vinagre ou suco de limão.
Ponha em panela de pressão a carne com cebola, deixando ferver por 20 minutos.Junte a beterraba por mais 20 minutos.Acrescente os demais vegetais por mais 15 minutos.Finalmente, o repolho por cinco minutos.
Misture a farinha com água,fazendo uma pasta.Derrame caldo da panela e verta nela,mexendo bem.Desligue o fogo e acrescente o vinagre ou limão.
A sopa deve ficar ácida, mas não azeda.
Postar um comentário