Neste programa, contamos histórias pouco conhecidas da "odisséia" que foi a vinda dos imigrantes ao Paraná, principalmente daqueles que tiveram de deixar sua pátria e seus bens em consequência de guerras, como os Suábios do Danúbio e os Alemães do Volga. A denominação "suábio" se refere diretamente aos germânicos que habitavam a "Suábia" , uma região que atualmente está inserida no estado alemão de Baden-Wurttemberg(sudoeste da Alemanha). A denominação "suábio do Danúbio" abrange todos os povos germânicos (não só os originários da Suábia)que, principalmente no século XVIII imigraram do então "Reino Alemão" para o sudeste da Europa (hoje Croácia, Sérvia, Romênia e Hungria), região conquistada em guerra contra os otomanos. O principal período dessa imigração ocorreu em 1720, quando os imperadores austríacos da linhagem dos Habsburgos incentivaram o povoamento de territórios conquistados.Esses imigrantes pertenceram ao Império Austro-Húngaro até 1918, e com seu fim, e o advento do comunismo,se viram divididos pelas fronteiras de vários países, entre eles o Brasil. A chegada desses imigrantes á região de Guarapuava, no Paraná, no início dos anos 50, foi testemunhada por um dos entrevistados do programa, empreiteiro responsável pela construção (em tempo recorde, 45 dias) de 300 casas para abrigá-los. Foi assim que surgiu a "Colonia Entre Rios". Já os Alemães do Volga, com história semelhante de procura de liberdade em consequência das atrocidades cometidas por Stálin, vieram da Rússia. Eles têm uma história de fuga fantástica através da China, e se estabeleceram na região dos Campos Gerais, cidades de Lapa, Palmeira e outras.
Um comentário:
Neste programa, contamos histórias pouco conhecidas da "odisséia" que foi a vinda dos imigrantes ao Paraná, principalmente daqueles que tiveram de deixar sua pátria e seus bens em consequência de guerras, como os Suábios do Danúbio e os Alemães do Volga.
A denominação "suábio" se refere diretamente aos germânicos que habitavam a "Suábia" , uma região que atualmente está inserida no estado alemão de Baden-Wurttemberg(sudoeste da Alemanha).
A denominação "suábio do Danúbio" abrange todos os povos germânicos (não só os originários da Suábia)que, principalmente no século XVIII imigraram do então "Reino Alemão" para o sudeste da Europa (hoje Croácia, Sérvia, Romênia e Hungria), região conquistada em guerra contra os otomanos.
O principal período dessa imigração ocorreu em 1720, quando os imperadores austríacos da linhagem dos Habsburgos incentivaram o povoamento de territórios conquistados.Esses imigrantes pertenceram ao Império Austro-Húngaro até 1918, e com seu fim, e o advento do comunismo,se viram divididos pelas fronteiras de vários países, entre eles o Brasil.
A chegada desses imigrantes á região de Guarapuava, no Paraná, no início dos anos 50, foi testemunhada por um dos entrevistados do programa, empreiteiro responsável pela construção (em tempo recorde, 45 dias) de 300 casas para abrigá-los.
Foi assim que surgiu a "Colonia Entre Rios".
Já os Alemães do Volga, com história semelhante de procura de liberdade em consequência das atrocidades cometidas por Stálin, vieram da Rússia. Eles têm uma história de fuga fantástica através da China, e se estabeleceram na região dos Campos Gerais, cidades de Lapa, Palmeira e outras.
Postar um comentário