quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Programa Nossa História -"Anita e Garibaldi" - 20/09/2008



HINO DE GARIBALDI:(cantado em dialeto no enterro de Anita, em 1932, em Roma)


"SI SCOPRON LE TOMBE, SI LEVANO I MORTII MARTIRI NOSTRI SON TITTU RISORTI,LE SPADE NEL PUGNO, GLI ALLORI ALLE CHIOME,LA FIAMMA ED IL NOME D'ITALIA NEL COR".


(Tradução livre:Abrem-se as tumbas, Levantam-se os mortos,De espada em punho, A fama e o nome da Itália no coração") (do livro "Anita Garibaldi, Uma heroína Brasileira", de paulo Markun.)

Um comentário:

Anônimo disse...

Filme e historia:Anita Garibaldi

Lendo a cena do filme: Anita Garibaldi, e estamos envolvidos nos acontecimentos históricos muito importante para um grande país como o Brasil que, durante um certo período, depois de inúmeras batalhas contra o imperialismo (estamos em 1839), vê alguma mudança na orientação política. É notável contribuição feita dall'eroe de ambos os mundos, porque mostra como absolutamente capazes de penetrar as mentes do povo algum tipo de luta e como aplicar algumas das suas estratégias nas batalhas, a fim de chegar a uma vitória justiça mais equitativa, mesmo com o sacrifício de suas vidas. Esta despesa é parte da história, apenas com o "eles" maiúscula.


No filme é retomada uma parte da vida de Garibaldi viveu intensamente no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Nestas áreas remotas situadas refúgio após sua fuga da Itália. Na verdade, se queria a polícia italiana, pois ele é considerado um subversivo. Seu destino já está marcado: a luta pelo povo oprimido do Brasil. Mas o que sabemos sobre esses acontecimentos que tornou tão famoso por suas prodezze e este ainda é homenageado pelos brasileiros?

Giuseppe Garibaldi, para nós italianos, para os eventos que participam no nosso país, continua a ser um carácter decisivo e dos arquitectos da Itália. Para ele, foram dedicados monumentos, ruas e praças em cada cidade e país. Em guerras e batalhas italiano sabe muito. Nós aprendemos na escola, incutindo em nós um sentimento de orgulho a pátria que vimos no scemare rolagem dos anos.


Agora, este filme leva fé a episódios com um spa, faz com que o valor de Garibaldi com a máxima consideração, atingindo-se a reforçar o seu papel. Mas não negligenciar as importantes funções desempenhadas pelos colegas aventura. Com eles Garibaldi está sempre na primeira linha do combate pela liberdade. É o titular de excelência. O encontro com o amado Anita, totalmente aleatória, seguindo a jogar cena, dá-nos a ideia de um homem no amor como tantas outras. Um homem que corteggia uma mulher, mas tende a não a coragem de seus corteggiatore. Anita é demasiado tomadas no seu papel de um mensageiro e um marido que mais tem se no lado oposto da barricada. Entre uma batalha e os outros, com cerca de batalha, o capitão italiano pode incantarla. Seu amor, o que parece ser dificultada pela presença invidiose e invejoso, ele consegue superar as dificuldades. Os dois personagens, neste ponto, são os verdadeiros protagonistas deste período histórico.


Através desta longa onda de imagens a intenção não é obrigatoriamente sbalordire o espectador com cenas de batalhas feroz, mas precisamente para não esquecer, pretende suscitar um certo interesse histórico contra estes dois personagens ainda comemorou a honra. Para nós italianos é certamente uma boa aprendizagem, porque quase certamente sabem muito pouco sobre o que aconteceu nesses anos na América do Sul.

Valentina Casagrande
(amiga de Rubens Gennaro)
( website: http://cinemagora.mrw.it htt://cinemagora.myblog.it )