Qual seria a Música Popular Paranense? Apenas e tão-somente o fandango? Nosso instrumento musical por excelência seria a rabeca construída em madeira do litoral? Neste programa foi dado o devido valor a outros gêneros musicais e a um instrumento em particular, que muito nos agrada no sul do Brasil e na América do Sul: o acordeon (ou gaita, ou bandoneon,ou sanfona).
Instrumento desenvolvido em Viena, na Áustria, por volta de 1829 por Cirilus Demian, o acordeon (que já foi objeto de estudo pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná) ,contempla quase todas as correntes imigratórias que passarm pelo Paraná. Seu primeiro registro no Brasil se deu na Guerra do Paraguai , por volta de 1864, e italianos, poloneses e alemães fizeram dele um instrumento do folcore popular, chegando ao auge nos anos 50. Com a chegada da Bossa Nova, foi temporariamente substituído pelo violão, mas agora retorna com toda força e novas técnicas e grupos , como o "Baixo Solto", de Marina Camargo e o "Fole Harmônico" de Rodolpho Senff Neto. O samba curitibano, surgido na Vila tassi, também foi mostrado por João Carlos de Freitas em seu espetacular livro. Nosso respeito e admiração por todos os músicos paranaenses!
Um comentário:
Qual seria a Música Popular Paranense?
Apenas e tão-somente o fandango?
Nosso instrumento musical por excelência seria a rabeca construída em madeira do litoral?
Neste programa foi dado o devido valor a outros gêneros musicais e a um instrumento em particular, que muito nos agrada no sul do Brasil e na América do Sul: o acordeon (ou gaita, ou bandoneon,ou sanfona).
Instrumento desenvolvido em Viena, na Áustria, por volta de 1829 por Cirilus Demian, o acordeon (que já foi objeto de estudo pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná) ,contempla quase todas as correntes imigratórias que passarm pelo Paraná. Seu primeiro registro no Brasil se deu na Guerra do Paraguai , por volta de 1864, e italianos, poloneses e alemães fizeram dele um instrumento do folcore popular, chegando ao auge nos anos 50. Com a chegada da Bossa Nova, foi temporariamente substituído pelo violão, mas agora retorna com toda força e novas técnicas e grupos , como o "Baixo Solto", de Marina Camargo e o "Fole Harmônico" de Rodolpho Senff Neto.
O samba curitibano, surgido na Vila tassi, também foi mostrado por João Carlos de Freitas em seu espetacular livro.
Nosso respeito e admiração por todos os músicos paranaenses!
Postar um comentário