"Quem Não Trabuca, Não Manduca" Este foi o ditado tropeiro sobre cuja "tradução" lançamos um desafio durante o programa, para os ouvintes adivinharem o que significava. O resultado é: "Quem não trabalha, não come". Vários termos, como "chucro", vem do quíchua "chúcaro". Já o termo "arroio", é o nosso "córrego", só que vestido á castelhana... e ainda: "mochila",charque, "churras-co", "chimarrão", "chilipá","chin-cha", "chilenas", "rabicho","baixei-ro", "peonada", "gaudério", poncho". Todos termos de origem charrua e castelhana. _"Cavalo Tobiano" vem da cor predileta da montaria do tropeiro Brigadeiro Tobias de Aguiar, chefe liberal sorocabano ,hóspede do Barão de Tibagi, liberal como ele. Já o nosso "endurecimento fonético" se deve aos carroceiros russos-alemães que, segundo o autor J. Erichsen, "chegaram ao Paraná em número de 20 mil pessoas ,em 1878." Foram tropeiros famosos: _José Caetano de Oliveira, o Barão de Tibagi ,casado com Dona Querubina Rosa de Sá ,filha do tenente manoel José Araújo, fazendeiro e fundador da cidade de Palmeira e dona Ana Conceição de Sá, a "matriarca da cancela". _Também tangeu tropas o Barão dos Campos Gerais, coronel David dos Santos Pacheco, comandante superior da Guarda Nacional de Curitiba e deputado provincial em 1854. _Francisco de Paula Silva Gomes, o "Paula Gomes" foi o tropeiro que fez a campanha pela emancipação política do Paraná, que se deu em 1853.
Um comentário:
"Quem Não Trabuca, Não Manduca"
Este foi o ditado tropeiro sobre cuja "tradução" lançamos um desafio durante o programa, para os ouvintes adivinharem o que significava.
O resultado é: "Quem não trabalha, não come".
Vários termos, como "chucro", vem do quíchua "chúcaro". Já o termo "arroio", é o nosso "córrego", só que vestido á castelhana...
e ainda: "mochila",charque, "churras-co", "chimarrão", "chilipá","chin-cha", "chilenas", "rabicho","baixei-ro", "peonada", "gaudério", poncho".
Todos termos de origem charrua e castelhana.
_"Cavalo Tobiano" vem da cor predileta da montaria do tropeiro Brigadeiro Tobias de Aguiar, chefe liberal sorocabano ,hóspede do Barão de Tibagi, liberal como ele.
Já o nosso "endurecimento fonético" se deve aos carroceiros russos-alemães que, segundo o autor J. Erichsen, "chegaram ao Paraná em número de 20 mil pessoas ,em 1878."
Foram tropeiros famosos:
_José Caetano de Oliveira, o Barão de Tibagi ,casado com Dona Querubina Rosa de Sá ,filha do tenente manoel José Araújo, fazendeiro e fundador da cidade de Palmeira e dona Ana Conceição de Sá, a "matriarca da cancela".
_Também tangeu tropas o Barão dos Campos Gerais, coronel David dos Santos Pacheco, comandante superior da Guarda Nacional de Curitiba e deputado provincial em 1854.
_Francisco de Paula Silva Gomes, o "Paula Gomes" foi o tropeiro que fez a campanha pela emancipação política do Paraná, que se deu em 1853.
Postar um comentário