"A História contada por quem sabe" - 15 anos no ar na Rádio Educativa do Paraná AM 630
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Atenção para o Novo Horário !
Devido as comemorações do Dia Trabalho e a transmissão ao vivo dos eventos pela Paraná Educativa, o Programa Nossa História desse sábado(1° de maio) sobre "Profissões Antigas" será transmitido às 11h da manhã, com reprise domingo as 13horas.
No programa em homenagem ao Dia do Trabalho entrevistamos os herdeiros de profissões e lojas que deixaram saudades como a Casa das Rendas (na Rua XV, embaixo do Edificio Garcez), Calçados Favorita(Rua Riachuelo era a fábrica) e Lojas Prosdócimo(Praça Tiradentes). Desta forma, homenageamos o Dia do Trabalho e do Trabalhador e lembramos da importância de ruas antigas como a Riachuelo (objeto de crônica de Carl Raeder intitulada "Minha Esquina"),e que hoje está em vias de revitalização.
Lembramos ainda do último ferreiro, Antonio Macionk, do bairro Taboão e do antigo Mercado Municipal que era no atual Paço Municipal (praça Generoso Marques), onde se iniciou o negócio de artefatos de couro dos Hatschbach ,ainda com a presença dos tropeiros...
As Lojas Prosdócimo foram lembradas com saudades por uma ex-funcionária que se reúne até hoje acom as colegas da época. A história do Dia do Trabalho também foi lembrada: remonta ao ano de 1886 na cidade de Chicago (E.U.A),do conflito de trabalhadores que pediam melhores condições de trabalho e policiais. No Brasil a data se tornou oficial em 1925, através de decreto presidencial , e em 1940 Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo e no ano seguinte a Justiça do Trabalho.
Um comentário:
No programa em homenagem ao Dia do Trabalho entrevistamos os herdeiros de profissões e lojas que deixaram saudades como a Casa das Rendas (na Rua XV, embaixo do Edificio Garcez), Calçados Favorita(Rua Riachuelo era a fábrica) e Lojas Prosdócimo(Praça Tiradentes).
Desta forma, homenageamos o Dia do Trabalho e do Trabalhador e lembramos da importância de ruas antigas como a Riachuelo (objeto de crônica de Carl Raeder intitulada "Minha Esquina"),e que hoje está em vias de revitalização.
Lembramos ainda do último ferreiro, Antonio Macionk, do bairro Taboão e do antigo Mercado Municipal que era no atual Paço Municipal (praça Generoso Marques), onde se iniciou o negócio de artefatos de couro dos Hatschbach ,ainda com a presença dos tropeiros...
As Lojas Prosdócimo foram lembradas com saudades por uma ex-funcionária que se reúne até hoje acom as colegas da época.
A história do Dia do Trabalho também foi lembrada: remonta ao ano de 1886 na cidade de Chicago (E.U.A),do conflito de trabalhadores que pediam melhores condições de trabalho e policiais.
No Brasil a data se tornou oficial em 1925, através de decreto presidencial , e em 1940 Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo e no ano seguinte a Justiça do Trabalho.
Postar um comentário